Últimas Notícias

Prison Break: "Behind the Eyes" 5x09 - O novo fim de Michael Scofield


E então chega o momento de definir: foi bom ou não a série ter voltado?

Mas antes temos algumas considerações após esse "Behind the Eyes", episódio que põe fim à dita minissérie Prison Break, mas que também chamamos de quinta temporada. Não se sabe se é "Series Finale" ou "Season Finale", pois, como sabemos, na TV, uma franquia de sucesso nunca é finalizada completamente.

Por isso mesmo muitos dos erros vistos nessa temporada foram tão visíveis. Muita correria com o roteiro, pouca importância aos detalhes. Parece que picaram a trama e jogaram, muitas vezes, aleatoriamente na tela. Essa trama é pra ser mostrada em uma temporada cheia, 22 episódios, contada com detalhes e sem pressa. Não foi uma trama ruim, definitivamente não!

O que se pode ressaltar nessa volta é que eles criaram uma boa história. Continuaram bem a série. Quando anunciaram o seu retorno após sete anos, muito foi discutido de como iriam emendar a história... como iriam "ressuscitar" Michael Scofield... e se isso tudo teria sentido. Pois bem, conseguiram. Teve sentido. Poderiam ter contato a história com mais riqueza de detalhes e sem erros de continuidade, mas, como disse, muito poucos episódios para isso. 


Deram todas as respostas e de forma convincente. Erraram muito na construção, produção, continuidade básica, enfim. Personagens sem aquele carisma, vilões sem estrela. Muitos momentos que cansei de chamar aqui de "me engana que eu gosto". Momentos que foram vistos nesse episódio final, daqueles que... Hum... tá, vou aceitar.

A trama foi continuada após os momentos finais de o "Resgate Final" - telefilme exibido após a quarta temporada e que deram respostas convincentes, reitero. Paralelamente inseriram novas tramas, novos vilões, novos amores. Aí que desandou.

O personagem T-Bag foi praticamente desconstruído. Odiava Michal Scofield por tudo e por todos, tinha motivos para odiá-lo ainda mais após ele ter ferrado de vez com ele no "Resgate Final", mas... tornou-se seu aliado nesse retorno. Tudo bem, foi explicado e até mesmo justificado com uma boa trama. Justificou-se a dupla "mão de ferro" e um desfecho que consertou as coisas: mandou T-Bag de volta para Fox River, lugar que nunca deveria ter saído, lugar que o torna definitivamente o vilão que amamos tanto odiar.


Desfecho que também foi relevante, falando da trama principal da temporada, de Poseidon, das crueldades que o impôs a Michael. Ele, de novo, foi salvo por alguém que não estava em seus planos, pelo acaso. Foi pego na armadilha de Poseidon mas acabou salvo por um de seus agentes que não estava satisfeito com a posição. Pensava na volta de  Kellerman mas gostei de ser surpreendido.

Michael acabou contra-atacando, agora sim, com genialidade. Produziu um cenário móvel para incriminar Poseidon e salvar sua pele, além de, claro, ter a colaboração, de novo, de uma pessoa fora de seus planos. Outro agente de Poseidon que fez uma espécie de "delação premiada". Dois agentes do crápula acabaram salvando Michael. Dois vira-casaca, confere? Que gênio sortudo é esse Scofield.

O fim do episódio mais uma vez trouxe pontos que não foram bem recebidos. Muito interessante e excitante terminarem a série em Fox River com Poseidon preso junto com T-Bag, mas, a turma do bem em um parque... com Michael vendo eles de longe... Não caiu bem. Não teve um momento feliz como deveria, ele tinha que tá lá com Sara e Mike. Um final feliz mesmo, com todo mundo rolando na grama, um reencontro de verdade em um momento de amor. Faltou isso.

Nove episódios muito corridos de uma série que não merecia isso. Foi bom ter voltado? Definitivamente sim, pois apesar dos pesares é sempre bom novos momentos daqueles personagens que amamos muito. Teve muitos erros, claro, mas foram erros que acompanharam sempre a série desde sua segunda temporada. Teve uma temporada de estreia praticamente perfeita e caiu muito em anos seguintes. Seu retorno não esteve abaixo e nem acima, por exemplo, de sua quarta temporada. 


Foi bom, podia ter sido melhor. Se quiserem continuar, fiquem à vontade. Quem sabe não surge uma temporada fenomenal como foi a primeira da série. Tem muita coisa ruim passando na TV atualmente e que geram milhões de espectadores. Prison Break, desse jeito, de longe, não está abaixo delas.

#PrisonBreakForever